O nosso Projeto de Intervenção
O projeto "Pequenos Corações, Grandes Emoções" é direcionado a crianças dos 4 aos 6 anos da turma Preparação B do pré-escolar do Colégio Avé Maria. Será desenvolvido no Seminário 5 (com 4 a 6 horas dedicadas ao planeamento, no primeiro semestre do terceiro ano) e no Seminário 6 (com 8 a 10 horas para a sua implementação, no segundo semestre do mesmo ano).
O principal objetivo é promover a educação emocional na infância, ajudando as crianças a reconhecer, nomear e lidar com as suas emoções de forma positiva. Através de atividades adequadas à sua idade, como jogos, dinâmicas em grupo e expressões criativas, pretende-se também desenvolver competências sociais, como a empatia, a cooperação e a capacidade de resolver conflitos.
Além de apoiar o crescimento emocional, o projeto contribui para melhorar a atenção e o foco, criando um ambiente mais calmo e propício à aprendizagem.
A iniciativa é realizada em colaboração com instituições de referência e integra uma abordagem teórica e prática. Envolve educadores, auxiliares e alunos num trabalho conjunto para criar ferramentas que promovam o desenvolvimento global das crianças na primeira infância.

Porquê esta área de intervenção?
Optamos por nos focar na educação emocional para crianças nesta faixa etária por várias razões:
- A idade dos 4 aos 6 anos é muito importante para o desenvolvimento emocional.
- Nessa fase, as crianças começam a reconhecer e expressar suas emoções, tornando-se mais conscientes de si mesmas e dos outros.
- Prepará-las para o futuro ao ensinar habilidades emocionais desde cedo irá preparar assim as crianças para enfrentar desafios futuros, promovendo resiliência e empatia.
- A promoção da educação emocional contribui para um clima escolar mais pacífico, reduzindo comportamentos problemáticos e melhorando as interações.
Nos primeiros anos de vida, as crianças passam por uma fase muito importante, onde começam a aprender coisas fundamentais, como controlar o que sentem, perceber as emoções dos outros e saber estar com os colegas.
A ideia para este projeto surgiu porque notámos que muitas crianças têm dificuldade em lidar com as suas emoções. No Colégio Ave Maria, vimos que algumas crianças não conseguem expressar bem o que sentem, têm dificuldade em entender os sentimentos dos outros e, por vezes, não se dão bem em grupo. Tudo isto pode causar conflitos, afetar o bem-estar e tornar mais difícil a aprendizagem. Por isso, sentimos que era importante criar um projeto que ajudasse a desenvolver as competências sociais e emocionais das crianças.
Este trabalho não serve apenas para resolver problemas que já existem, mas também para prevenir dificuldades futuras. Ao aprenderem a conhecer-se melhor e a lidar com o que sentem, as crianças ganham mais confiança, autoestima e sabem relacionar-se melhor com os outros, o que vai ser útil ao longo de toda a vida.
O nosso projeto também é especial porque usa atividades divertidas e educativas, como o "Mural das Emoções" e o "Desenho das Emoções", que ajudam as crianças a aprender de forma ativa e envolvente. Com isso, o ambiente na escola torna-se mais calmo e feliz, e as famílias também podem acompanhar e apoiar o crescimento emocional dos seus filhos.
Acreditamos que a educação emocional é essencial para o desenvolvimento das crianças. Queremos dar-lhes ferramentas para lidarem melhor com sentimentos como a raiva, a tristeza ou a alegria, e ajudá-las a ser mais compreensivas e empáticas. Com este projeto, queremos dar um bom ponto de partida para que cresçam mais equilibradas, seguras e felizes.
Objetivos e metas a alcançar
Ajudar as crianças a reconhecerem o que sentem.
Ensinar a identificar e dar nome às emoções, como a alegria, a tristeza ou a raiva, desenvolvendo o autoconhecimento emocional.- Ensinar formas simples de gerir as emoções.
Mostrar estratégias que ajudem a acalmar-se quando estão zangadas ou ansiosas e a lidar melhor com os sentimentos no dia a dia. - Promover boas relações entre as crianças.
Incentivar atitudes como partilhar, respeitar os colegas e resolver pequenos conflitos de forma tranquila e amigável. - Melhorar a atenção e o foco nas atividades.
Trabalhar a concentração das crianças durante as tarefas e brincadeiras, ajudando-as a manter-se mais atentas e envolvidas. - Criar um ambiente de sala mais calmo e colaborativo.
Desenvolver interações positivas, onde as crianças se sintam seguras, felizes e disponíveis para aprender e ajudar os outros - Estimular a empatia.
Promover comportamentos como elogiar, ajudar e respeitar os sentimentos dos colegas, reforçando o cuidado com os outros.