Atividades

Porquê esta atividade?
Esta atividade foi escolhida porque ajuda as crianças a reconhecer e refletir sobre as suas emoções ao longo do dia, promovendo o autoconhecimento e a autorregulação emocional.
Ao colocarem o nome no mural no início e no final do dia, as crianças aprendem a perceber como os seus sentimentos mudam e a relacionar essas mudanças com situações concretas. Esta tomada de consciência é fundamental para que consigam, progressivamente, controlar melhor o que sentem.
Mural das Emoções
No início do dia ao chegar à escola colocam o seu nome na emoção que estão a sentir no momento e no fim do dia podem mudar consoante que estão a sentir, explicando o porquê.
Material: Cartões, canetas de filtro, post-it, cartolinas de várias cores, cola, tesoura, papel.


Dinâmica da Amizade
Cada criança recebe uma fita e deve dar um nó sempre que fizer uma boa ação. No final do dia, eles podem contar quantos nós têm e discutir as boas ações realizadas.
Material: Fitas

Porquê esta atividade?
Foi pensada para incentivar comportamentos positivos nas interações sociais, como a empatia, a colaboração e a ajuda mútua. A fita com nós pelas boas ações permite às crianças visualizarem o impacto positivo que têm nos outros, reforçando os comportamentos desejados.
O momento de partilha no final do dia também desenvolve a capacidade de reconhecer e valorizar ações positivas nos colegas, reforçando o espírito de grupo e de solidariedade.

Desenhos das Emoções
As crianças desenham uma situação que as faz sentir Alegria, Tristeza, Raiva e Medo.
Material: Papel e lápis de cor.
Porquê esta atividade?
O desenho é uma forma natural de expressão para as crianças, especialmente nesta faixa etária. Esta atividade permite que externalizem emoções de forma segura e criativa, facilitando a compreensão dos sentimentos que, muitas vezes, não conseguem verbalizar.
Ao partilharem os seus desenhos, as crianças aprendem a reconhecer emoções nos outros e a falar sobre o que sentem, promovendo o desenvolvimento da linguagem emocional.

Caça ao Tesouro das Emoções
Estão escondidas emoções pela sala e as crianças têm de encontrar e trazer para o tapete. Após encontrarem a emoção, elas devem descrever uma situação em que sentiram essa emoção.
Material: , Papel, cartolina, Tesoura, Cola.
Porquê esta atividade?
Esta é uma atividade lúdica e dinâmica que combina a identificação emocional com a estimulação da atenção e concentração. A procura das emoções exige foco e persistência, enquanto a partilha das situações associadas às emoções representadas promove a reflexão emocional e o desenvolvimento da consciência emocional.
Sendo uma atividade em grupo, também trabalha a cooperação e o respeito pelo outro.